Cidades e transportes

Carros novos poderão ter alerta sobre uso de celular ao dirigir

27/01/2010 - 11:30  

Diógenes Santos
Filipe Pereira: uso de celulares ao dirigir está entre as causas mais frequentes de acidentes.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6385/09, do deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), que obriga as montadoras de veículos a afixar em local visível em veículos novos alerta sobre a proibição do uso de celular ao dirigir. Os avisos deverão conter a frase: "É proibido conduzir veículo automotor e usar o celular."

Filipe Pereira destaca que, entre as causas mais frequentes de acidentes, está o uso de celulares por motoristas enquanto conduzem os veículos. Pereira cita pesquisas de universidades norte-americanas para comprovar que tanto motoristas bêbados quanto os que usam o celular ao volante têm cinco vezes mais chances de se envolverem em acidentes.

Segundo ele, esses estudos revelam ainda que as colisões podem acontecer até mesmo quando o motorista usa equipamentos que o deixam com as mãos livres.

Trajetórias irregulares
"De acordo com os testes, os motoristas que falam ao celular dirigem mais devagar, são mais lentos para acionar o freio e realizam mais trajetórias irregulares", explica.

O parlamentar ressalta ainda que o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) já considera infração média o uso de celulares por motoristas, passível de multa. "Apesar disso, os motoristas não obedecem a lei", observa.

Filipe Pereira assegura que implementação da norma proposta terá custo baixo para as montadoras e não aumentará o preço de venda dos veículos. "Acredito que ações como estas são positivas, porque reforçam a proibição", avalia.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Adriana Resende/NA
Colaboração - Laís Braz

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6385/2009

Íntegra da proposta