Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto suspende decreto que regulamenta eleição para conselho de técnico agrícola

23/10/2018 - 14:07  

Cleia Viana/Câmara dos deputados
Audiência Pública sobre a PL 5488/16, que altera o estatuto das Guardas Municipais, Lei nº 13.022 de 08 de agosto de 2014. Dep. Subtenente Gonzaga (PDT - MG)
Subtenente Gonzaga: O decreto é arbitrário ao definir quem pode e como pode participar do processo eleitoral para o primeiro pleito dos conselhos

O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1031/18, em tramitação na Câmara dos Deputados, suspende um decreto presidencial que regulamentou os procedimentos que devem ser tomados nas eleições para a diretoria executiva dos conselhos federais dos técnicos agrícolas e industriais. O projeto foi apresentado pelo deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

O Decreto 9.461/18 é de agosto deste ano e foi publicado após a sanção da Lei 13.639/18. A lei criou os conselhos federais e regionais dos técnicos agrícolas e industriais.

Para o deputado Subtenente Gonzaga, o decreto é arbitrário e não tem previsão legal, já que a lei não fala que a eleição para os conselhos deve ser regulamentada pelo governo. Segundo a norma, a eleição para os conselhos federais das duas profissões será coordenada pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), em articulação com as federações, os sindicatos e as associações dos profissionais das duas áreas.

“O decreto é arbitrário ao definir quem pode e como pode participar do processo eleitoral”, disse. Gonzaga critica ainda o decreto por ele impor à CNPL obrigações sem a devida compensação financeira.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para o Plenário da Câmara.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1031/2018

Íntegra da proposta