Trabalho, Previdência e Assistência

Dieese e sindicatos criticam venda da Embraer para a Boeing durante audiência na Câmara

Convidados citam demissões e cobram melhorias na gestão da empresa

07/08/2018 - 15:27  

 

Michel Jesus/ Câmara dos deputados
Audiência Pública sobre a previdência da EMBRAER.
Debatedores denunciaram que o governo brasileiro investiu muito na Embraer e que agora querem "vender mal" a empresa

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (7) uma audiência pública sobre a venda de parte da Embraer para a Boeing sob o ponto de vista dos trabalhadores da empresa brasileira.

A representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Renata dos Santos, destacou que o governo brasileiro já investiu muito na empresa para agora praticamente vendê-la mal. Pelo acordo anunciado, a norte-americana Boeing vai pagar US$ 3,8 bilhões para ficar com 80% do controle da área de aviação comercial da Embraer.

Renata dos Santos sugeriu melhorias de gestão na empresa brasileira. E citou especificamente números que apontam uma renúncia fiscal de quase R$ 350 milhões por ano com a desoneração da folha de salários da Embraer desde 2012 e que não resultou em manutenção de empregos. Segundo ela, o total de 17 mil postos de trabalho foi reduzido em quase 2 mil.

Previdência
Herbert da Silva, do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, disse que a denúncia precisa ser apurada. “A Previdência Social brasileira contribuiu com o lucro dos acionistas da Embraer e isso tem que ser bem dito nesta comissão aqui, que é a comissão que trata do tema. Uma política que foi adotada para beneficiar a população não trouxe benefício nenhum. Muito pelo contrário. Trouxe demissões nas fábricas”, disse Silva.

Já a representante do Dieese afirmou que o argumento de que a Embraer precisa de parceria com a Boeing porque a sua principal concorrente, a Bombardier, já está em parceria com a Airbus, não procede. Segundo ela, o negócio com a Boeing - que ainda precisa de autorização do governo federal - seria uma venda mesmo da aviação regional, cerca de 80% da empresa; e a Bombardier teria apenas uma parceria em um projeto específico.

Empregos

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

De acordo com Renata dos Santos, cada emprego na Embraer tem relação com outros três empregos em áreas complementares ou no comércio da região onde ela atua. Portanto, a viabilidade da empresa no Brasil após a concretização do negócio deveria ser bastante discutida pelo governo.

O deputado Flavinho (PSC-SP), que pediu a audiência, criticou o que ele chamou de desinteresse dos colegas parlamentares com o futuro da Embraer dada a baixa presença nas discussões.

Os sindicalistas também citaram informações publicadas na imprensa de que o valor das ações da Embraer caiu 30% desde o anúncio da transação no começo de julho. Segundo as notícias, os investidores afirmam que o valor proposto para a compra da empresa é pequeno.

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.