Trabalho, Previdência e Assistência

Audiência discute regulamentação do exercício da profissão de tecnólogo

25/06/2018 - 15:12  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (26) a regulamentação da profissão de tecnólogo.

Em 2013, a Câmara aprovou uma proposta que determina que o exercício da profissão de tecnólogo será privativo dos diplomados em cursos superiores de tecnologia reconhecidos oficialmente (PL 2245/07). Esse projeto ainda aguarda deliberação da Mesa Diretora sobre o recurso impetrado contra a tramitação conclusiva da matéria.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que pediu a realização da audiência, afirma que a regulamentação da profissão será um fator de inclusão de milhares de profissionais qualificados no mercado de trabalho. “Profissionais esses que representam uma verdadeira revolução na forma de agir, pensar e produzir.”

A inclusão dos tecnólogos no mercado de trabalho, segundo o parlamentar, deve recuperar, em muito pouco tempo, a distância que nos separa da qualidade dos serviços prestados no mundo desenvolvido. “Entendendo que a atenção na formação e qualificação é requerida em todos os níveis: da pequena empresa aos grandes investimentos; das grandes cidades aos pontos mais remotos do país; da educação acadêmica à formação profissional tecnológica.”

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos, Efraim Geraldo Rodrigue Leite;
- o presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, José Paulo Garcia; e
- representantes do Ministério do Trabalho e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Confira a lista completa de convidados.

Participação popular
A audiência será realizada no plenário 12 a partir das 14 horas. Os interessados poderão participar, ao vivo, da discussão enviando perguntas, críticas e comentários por meio do portal e-Democracia. Clique no banner abaixo e participe.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta