Trabalho, Previdência e Assistência

Câmara homenageia contadores e técnicos em contabilidade pelo dia mundial do contabilista

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta sexta-feira (4)

04/05/2018 - 18:27  

A Câmara dos Deputados promoveu sessão solene em homenagem ao dia mundial do contabilista, comemorado no último dia 25 de abril. Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou que os profissionais de contabilidade prestam uma vasta e decisiva contribuição para o crescimento econômico, para organização e controle das finanças e para transparência nos negócios públicos e privados.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Contabilista
Sessão Solene em homenagem ao contabilista

“Temos confiança que o crescimento da economia nacional nos próximos anos, superando de vez a amarga crise econômica recente, será sustentada pelos fortes ombros dos nossos contabilistas”, afirmou Maia.

Em discurso lido no Plenário, o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), um dos autores do requerimento da sessão solene, ressaltou que o setor público, o setor privado e o terceiro setor podem continuar crescendo graças à competência de seus contabilistas. “Por meio do pleno cumprimento das prescrições legais específicas, os profissionais da contabilidade contribuem para o próprio crescimento da economia nacional e do processo geral de desenvolvimento do Brasil”.

Segundo ele, a função social desempenhada pelo contabilista precisa ser reconhecida por toda a sociedade. “Sabe-se que o conhecimento contábil é fundamental nos atos de gestão, sobretudo por viabilizar práticas como a transparência de informações, a responsabilidade social e a eficiente administração dos recursos públicos”, disse o deputado.

Recomendações
De acordo com o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), também autor do requerimento, a contabilidade tem avançado em todo o mundo, tanto no setor privado, quanto no setor público e tem sido a força auxiliar das empresas e dos governos. “Entretanto, no Brasil, na área pública, onde ela tem papel preponderante na proteção do Estado, não tem havido interesse no fortalecimento do sistema de contabilidade e custos do poder executivo”, apontou.

Para ele, a escassez de profissionais contábeis nos órgãos e entidades do sistema de contabilidade federal é preocupante.

“A reestruturação e o fortalecimento do sistema de contabilidade e custos do poder executivo federal, a criação da secretaria federal de contabilidade e a carreira de controladoria do Estado são causas que abraçamos e que foram sugeridas pelo Conselho regional de contabilidade do Distrito Federal. O próprio Tribunal de Contas da União já vem há anos recomendando o fortalecimento da estrutura organizacional e provimento de recursos humanos”, explicou o deputado.

25 de abril
O dia do profissional de contabilidade no Brasil surgiu em 1926, pela luta do então senador João Lyra. Mais de 20 anos se passaram até a regulamentação da profissão, que aconteceu em 1946. “É uma categoria que tem quase um século de serviços prestados ao País”, ressaltou o deputado Izalci Lucas.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.