Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto permite que universidades considerem serviço voluntário como estágio obrigatório

05/04/2018 - 18:24  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência pública para discutir o novo plano
Para o deputado Aureo, muitos trabalhos voluntários têm natureza extremamente técnica e profissionalizante

Proposta em análise na Câmara dos Deputados permite que as instituições de ensino técnico e superior considerem, como atividade extracurricular dos cursos técnicos e superiores, as horas de serviço voluntário prestado por seus alunos. Essas horas também poderão ser consideradas para fins de comprovação de estágio obrigatório.

A medida consta no Projeto de Lei 9364/17, do deputado Aureo (SD-RJ), e é incluída na Lei 9.608/98, que trata do serviço voluntário.

“Os trabalhos voluntários prestado por estudantes de cursos técnicos e superiores contribuem para maior experiência em sua formação, ajudando-os a desenvolver o ensino de sala de aula com a prática social, além de ter grande relevância para cidadãos menos favorecidos”, justifica Aureo.

“Vale frisar que muitos dos trabalhos voluntários prestados por estudantes têm natureza extremamente técnica e profissionalizante, sendo, portanto, muito adequado que se permita esse cômputo”, complementa.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 9364/2017

Íntegra da proposta