Trabalho, Previdência e Assistência

Apenas um terço dos engenheiros atua na área, diz deputado durante sessão solene

14/12/2017 - 14:27  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Engenheiro
Parlamentares e engenheiros debateram como valorizar mais a profissão no Brasil e enfrentar o problema do desemprego entre os engenheiros

O Dia do Engenheiro, comemorado em 11 de dezembro, foi homenageado em sessão solene realizada pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (14). A homenagem foi solicitada pelo deputado Roberto Sales (PRB-RJ).

Para o deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), é necessário que a sociedade e o Estado valorizem a profissão. “Por falta de incentivo do País, que não investe em tecnologia e na ciência, apenas 35% dos engenheiros formados exercem a sua profissão”, afirmou.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reconheceu a importância da profissão para a sociedade. “O engenho é criatividade e capacidade de resolver problemas. Eles criam soluções e são capazes de transformar progresso cientifico em bem-estar para todos nós”, destacou Maia.

Emprego
O professor e engenheiro Thiago Cunha afirmou que os profissionais da Engenharia enfrentam dificuldade para conseguir emprego na área. “Não posso afirmar que isso ocorra em todos os estados, mas no Rio de Janeiro essa é uma dificuldade que nós engenheiros vivenciamos. Existem empresas de engenharia que não têm nenhum engenheiro”, disse.

Sirlei dos Anjos, presidente da Associação dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Aserj), ressaltou que os profissionais priorizam a qualidade. “Podemos ver em todo o Brasil obras inacabadas ou contratos que não tiveram a participação do engenheiro, o que causa vários acidentes. Nós não trabalhamos apenas com números, mas também com qualidade”, finalizou.
 

Reportagem – Carolina Rabelo
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.