Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

08/08/2017 - 21h29 Atualizado em 10/08/2017 - 15h10

Câmara assina contrato de prestação de serviços com Apae

Serão quatro os contratados, que atuarão como auxiliares administrativos.

Divulgação
Direitos Humanos - Assistência Social - Acessibilidade - Deficiente - Contrato de trabalho da Câmara com Apae-DF
As equipes da Câmara que vão receber os novos colegas participaram de palestra de sensibilização para facilitar o processo de integração

Contrato assinado nesta terça-feira (8) entre a Câmara dos Deputados e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF) permitirá a contratação de profissionais com deficiência intelectual da instituição para prestar serviços de apoio administrativo na Primeira-Secretaria e na Secretaria-Geral da Mesa (SGM).

Serão quatro os contratados, que atuarão como auxiliares administrativos. O trabalho será realizado em dois turnos nas áreas administrativas da Primeira-Secretaria e na SGM e incluirá diferentes atividades, entre elas o atendimento telefônico, a transferência de ramais e registro de recados; o cadastramento de visitantes em sistema informatizado; e a orientação e encaminhamento de visitantes aos setores de interesse.

Divulgação
Direitos Humanos - Assistência Social - Acessibilidade - Deficiente - Contrato de trabalho da Câmara com Apae-DF
Será contratada também uma instrutora qualificada pela Apae-DF para lidar com pessoas com deficiência

Será contratada também uma instrutora qualificada pela Apae-DF para lidar com pessoas com deficiência intelectual, que realizará as atividades de acompanhamento e orientação dos serviços desenvolvidos nos postos de trabalho; distribuição de tarefas e verificação da qualidade dos serviços executados; e auxílio nas demais funções correlatas.

As equipes da Câmara que vão receber os novos colegas participaram de uma palestra de sensibilização para facilitar o processo de integração.

A expectativa é que cada vez mais pessoas com deficiência intelectual sejam contratadas para prestar serviços em outros setores da Casa, assim como em outros órgãos da Administração Pública. Dessa forma, a Câmara dos Deputados reafirma seu compromisso com a sociedade, ao disseminar novos valores, combater as de desigualdades sociais e disseminar o respeito às diferenças.

Essa iniciativa partiu do deputado Rafael Motta (PSB-RN), que se inspirou em contrato similar existente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. Para se tornar realidade, o projeto também contou com o apoio do Primeiro-Secretário, deputado Giacobo e da Coordenação de Acessibilidade.

Acessibilidade
O projeto insere-se no âmbito das ações de acessibilidade que vêm sendo realizadas pela Casa desde 2004 e tem como objetivo a inclusão profissional efetiva e responsável de pessoas com deficiência intelectual, segmento social que, dentre as pessoas com deficiência, é o que mais apresenta dificuldades de encontrar e manter o emprego, embora tenha condições de exercer uma atividade produtiva e útil à sociedade, a despeito de suas limitações.

A contratação da Apae-DF caracteriza uma modalidade de prestação de serviços denominada “inserção do trabalho apoiado” e se assemelha a outra de mesmo formato, realizada em 2009, para a prestação de serviços de higienização e pequenos restauros de livros e documentos do acervo do Centro de Documentação e Informação.

A Câmara foi pioneira nessa ação, que vem se multiplicando ao longo dos anos em outros órgãos públicos, como Senado Federal, Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal e Ministério das Relações Exteriores, entre outros.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Marcela Prata | 09/08/2017 - 02h21
Isso sim é nota 10. Que seja uma parceria duradoura. Parabéns