Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto cria adicional de 50% em hora aula para aluno com deficiência

08/01/2016 - 14:44  

dep ronaldo carletto 26/02/2015
Carletto: professores sobrecarregados, "em prejuízo de todos os alunos"

A hora aula do professor será acrescido de 50% sempre que ele prestar assistência a aluno com deficiência em sala de aula. É o que determina o Projeto de Lei 1858/15, do deputado Ronaldo Carletto (PP-BA), em tramitação na Câmara dos Deputados.

O adicional não será pago quando a escola colocar pessoal de apoio em sala de aula à disposição dos alunos com deficiência. O projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-lei 5.452/43).

O objetivo da proposta, segundo o deputado, é garantir condições para que os educadores possam efetivamente se dedicar às demandas impostas por alunos com deficiência.

Carletto disse ver “com reservas” a prática que vem sendo adotada pelas escolas de colocar alunos com deficiência em sala de aula, sem dar meios para o professor desempenhar todas as suas atribuições. “As escolas optam por sobrecarregar os professores em prejuízo de todos os alunos”, afirmou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Educação; Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1858/2015

Íntegra da proposta