Trabalho, Previdência e Assistência

Sessão solene destaca papel do INSS como agente do desenvolvimento social

Homenageado pelos 27 anos de existência, o instituto tem, no Regime Geral de Previdência Social, 39 milhões de contribuintes

29/06/2017 - 12:57  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Sessão solene em homenagem aos 27 Anos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Os participantes da sessão ressaltaram a importância dos serviços prestados pelo INSS

A Câmara dos Deputados comemorou nesta quinta-feira (29), em sessão solene, os 27 anos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A homenagem foi proposta pelos deputados Professor Victório Galli (PSC-MT) e Gilberto Nascimento (PSC-SP).

O INSS é uma autarquia, criada em 1990 pelo então presidente Fernando Collor de Melo, a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Cabe ao instituto operacionalizar o pagamento de benefícios como aposentadorias (por idade, tempo de contribuição ou invalidez), auxílios (doença, acidente, reclusão ou morte) e outros benefícios como o de assistência ao idoso. Hoje, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) conta com 39 milhões de contribuintes.

Compromisso
Por meio de discurso lido em Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou o compromisso do INSS com o atendimento de seus segurados, em sua maioria pessoas com baixa renda e idosos.

“Poucas entidades conseguem se destacar na prestação de serviços complexos e, ao mesmo tempo, estar próximas do cidadão, respondendo às suas demandas. O INSS é uma delas”, destacou Maia.

Galli, que presidiu a sessão, enalteceu a informatização dos serviços prestados pelo instituto. “A expectativa é que, dentro de três anos, o INSS esteja [funcionando de maneira] inteiramente digital, e isso vai conferir mais facilidades no atendimento, tanto para usuários quanto para servidores”, disse.

Direitos
Leonardo Gadelha, presidente do INSS, destacou a dedicação dos servidores do INSS em operacionalizar o reconhecimento de direitos de milhões de brasileiros.

“Ao longo dessas quase três décadas, foram centenas de milhares de brasileiros que se dedicaram à causa de reconhecer os direitos daqueles mais necessitados, dos que nos procuram em momentos de angústia e de agrura”, disse.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, afirmou que, ao coordenar o pagamento de 34 milhões de benefícios, o instituto atua não só como promotor do desenvolvimento social, mas como distribuidor de renda. “O INSS tem cumprido sua função com maestria em todas as 1.700 agências distribuídas pelo País”, resumiu.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.