Trabalho, Previdência e Assistência

Problema é que estamos piorando rapidamente, diz ministro sobre a Previdência

21/03/2017 - 22:04  

“A questão não é o ponto onde estamos. O problema é que estamos piorando rapidamente.” A afirmação foi feita agora há pouco pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, durante sua intervenção final na audiência pública realizada pela comissão especial que analisa a reforma da Previdência (PEC 287/16).

A audiência durou quase sete horas e debateu a situação das contas da Seguridade Social, que envolve o financiamento de ações da saúde, previdência e assistência social.

“Podemos discutir várias questões de justiça, de ideologia, de conceitos jurídicos e técnicos. A única coisa que não é possível discutir é que no final do mês o dinheiro tem que entrar na conta. Na conta de quem recebe pelo RGPS, pelo RPPS”, disse Oliveira. O primeiro financia os benefícios dos trabalhadores da iniciativa privada. O último, responde pelos servidores públicos.

Ele se comprometeu a mandar para a comissão os microdados da Previdência, uma série de indicadores demográficos e orçamentários do sistema. Deputados da oposição criticaram hoje o governo por não ter enviado as informações pedidas por meio de um requerimento do deputado Ivan Valente (Psol-SP).

Rural
Nesta quarta a comissão volta a se reunir, a partir das 14 horas, em audiência pública, para discutir a proposta do governo para a Previdência rural. Antes, pela manhã (9 horas), o colegiado votará requerimentos.

A audiência já se encerrou.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.