Trabalho, Previdência e Assistência

Ministro do Planejamento participa de audiência sobre reforma da Previdência

21/03/2017 - 09:16  

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma da Previdência (PEC 287/16) discute hoje o equilíbrio financeiro e atuarial da previdência com o Ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira.

O debate será realizado no plenário 2, às 14 horas, e abordará também o orçamento da Seguridade Social, o envelhecimento da população e a redução da taxa de fecundidade; e situação do mercado de trabalho.

A audiência, que foi proposta por nove deputados do PT, também ouvirá o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Vilson Antonio Romero.

Na semana passada, em audiência na comissão, o coordenador-geral de Estatística, Demografia e Atuária do Ministério da Fazenda, Alexandre Zioli Fernandes, disse que o fim do bônus demográfico (quando a população economicamente ativa é mais numerosa do que a de crianças e idosos) e o envelhecimento da população deverão elevar de forma estrutural o deficit da Previdência que paga os benefícios do setor privado nos próximos anos.

Ontem o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu a aprovação da reforma da Previdência para evitar “caos econômico”.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta