Trabalho, Previdência e Assistência

Na Câmara, Meirelles afirma não haver espaço para diferenciar aposentadoria de mulheres

08/03/2017 - 15:59  

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Trabalho - previdência - Reforma da Previdência ministro da Fazenda Henrique Meirelles
Meirelles: para compensar uma idade de 60 anos para a mulher, o homem teria que se aposentar aos 71 anos ou mais

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira (8), na Câmara dos Deputados, que não existe muito espaço para mexer nas regras de transição propostas na reforma da Previdência e nem na questão da igualdade entre homens e mulheres. O ministro tem estado na Câmara desde terça-feira para conversar com as bancadas dos partidos aliados ao governo sobre a reforma.

Meirelles explicou que mudar as regras de transição da reforma pode prejudicar as pessoas mais velhas em benefício das mais novas. A proposta oferece uma transição mais suave para homens com 50 anos ou mais e mulheres com 45 anos ou mais. Reduzir a idade dos homens para 40 anos, por exemplo, segundo Meirelles, poderá exigir mais tempo de quem tem mais de 50 anos para que a economia de recursos permaneça constante.

“Em qualquer transição existe aquela ideia de que um foi prejudicado porque é um pouco mais novo do que outro. Só tem uma maneira de todos estarem iguais: é não ter transição”, afirmou. Com isso, acrescentou, todos estariam sujeitos à na regra nova de aposentadoria aos 65 anos. “Evidente que isso penaliza muito aqueles que estão muito próximos da aposentadoria”, concluiu.

Questionado sobre a diferenciação de idade de aposentadoria entre homens e mulheres, o ministro voltou a dizer que a compensação seria pior. Meirelles afirmou que, para compensar uma idade de 60 anos para a mulher, por exemplo, o homem teria que se aposentar aos 71 anos ou mais.

Necessidade
Na conversa com a bancada do PSD, Meirelles disse que a reforma não é uma opção, mas uma necessidade. Segundo ele, se as reformas não forem aprovadas, efetivando o equilíbrio das contas, só restará ao governo aumentar a dívida pública ou aumentar impostos.

Para o líder do PSD, deputado Marcos Montes (MG), os encontros são importantes para consolidar o apoio à reforma. “A necessidade da reforma é premente. Acho que isto está claro na cabeça de todos os parlamentares e, acredito, da sociedade brasileira. A forma de implementar é que nós vamos discutir e chegar a um denominador comum dentro de uma reforma”, disse. Para ele é necessário buscar o possível para que se resolva o problema. “Também não adianta aprovar uma reforma onde os resultados não surtirão efeitos.”

O deputado João Campos (GO), vice-líder do PRB, disse que a bancada preferiu ouvir o ministro a fazer perguntas. Mas contou que foi debatida a questão da mulher e dos trabalhadores rurais. Segundo ele, a sugestão foi no sentido de buscar alternativas para corrigir o déficit da Previdência. “Será que apenas a alternativa apresentada pelo governo é viável, é possível? Não existem alternativas?”, questionou.

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.