Trabalho, Previdência e Assistência

Reforma vai reorganizar a Previdência, avalia Rodrigo Maia

08/03/2017 - 15:03  

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, voltou a destacar a importância da aprovação da reforma da Previdência. Segundo ele, a proposta do governo não é dura e não corta direitos, apenas garante o pagamento dos salários, das aposentadorias e das pensões dos trabalhadores no futuro.

Para o presidente da Câmara, a reforma vai organizar o sistema previdenciário. “Temos um caminho que é reformar agora sem cortar salário e aposentadoria de ninguém. A proposta do governo não corta salário, nem corta aposentadoria, nem aumenta impostos para sociedade que vive no setor privado”, disse.

“Se não fizermos a reforma da Previdência, estaremos comprometendo o futuro das novas gerações e gerando uma crise ainda mais grave do que a imprensa divulga. A gente precisa ter responsabilidade com o País”, afirmou, ressaltando a necessidade de recuperação da economia.

Como exemplo dos riscos neste momento, Maia citou o caso de Portugal, que, ao fazer uma reforma da Previdência em momento de crise econômica, cortou salários e aposentadorias de servidores e aumentou impostos para o sistema privado.

Comissões
Rodrigo Maia informou ainda que está buscando com os líderes um consenso para os cargos de presidência das comissões permanentes. Ele marcou a reunião para definir os partidos que ocuparão os colegiados para próxima terça-feira (14) e a eleição dos presidentes para quarta-feira (15).

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, de acordo com os líderes, deverá ter a eleição marcada para a semana seguinte, mas também não há acordo sobre nomes. Um dos nomes cotados para a presidência do colegiado é o do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), o relator do processo contra o ex-deputado Eduardo Cunha, preso em Curitiba.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.