Trabalho, Previdência e Assistência

Deputados apresentam críticas e sugestões para a reforma da Previdência

21/02/2017 - 23:00  

Na audiência da Comissão Especial da Reforma da Previdência, nesta terça-feira (21), o deputado Pepe Vargas (PT-RS) sugeriu que seja feita uma audiência pública sobre os modelos de projeção para o futuro das contas da Previdência.

Leonardo Prado/Câmara dos Deputados
Audiência Pública sobre aspectos relacionados ao RPPS. Dep. Pepe Vargas (PT - RS)
Pepe Vargas sugeriu que seja feita audiência sobre os modelos de projeção para o futuro das contas da Previdência

Segundo ele, os modelos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não especificam o que foi usado nas projeções e nem têm margem de erro.

Para Mauro Pereira (PMDB-RS), as reformas são importantes e uma prova disso é a melhora do cenário econômico com o que já foi feito. "Qual o investidor vai vir pra cá, sabendo que o País não será viável no futuro?"

Dados conflitantes
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) citou dados que conflitam com a ideia de que a população ativa vai ficar menor que a inativa no futuro. Segundo ele, pelo IBGE, a população ativa estava em torno de 60% na década de 1960 e continuará neste patamar em 2060.

Chinaglia criticou Ricardo Nagamine, do Ipea, por não mostrar os efeitos da reforma sobre os mais pobres. E afirmou que as comparações com os países europeus não informam que os governos destes países subsidiam parte dos benefícios.

Darcisio Perondi (PMDB-RS) afirmou que a reforma é justa socialmente porque vai barrar a aposentadoria precoce dos mais ricos, enquanto os mais pobres já se aposentam aos 65 anos de idade.

Reportagem - Silvia Mugnatto
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.