Trabalho, Previdência e Assistência

CCJ analisa hoje parecer sobre reforma da Previdência

12/12/2016 - 09:26  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania reúne-se hoje para leitura e discussão do parecer do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) sobre a proposta de reforma da Previdência (Proposta de Emenda à Constituição 287/16, do Executivo).

O relatório, pela admissibilidade da PEC, foi protocolado por Moreira na última quinta-feira (8). No parecer, o relator diz que a proposta tem preocupação em preservar os direitos adquiridos e proteger as expectativas de direitos dos segurados, estabelecendo um amplo conjunto de regras de transição.

Adequação constitucional
A análise na CCJ não entra no mérito, restringindo-se apenas à adequação da proposta à Constituição e aos princípios jurídicos brasileiros.

O presidente do colegiado, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse acreditar que o parecer deve ser votado até quarta-feira (14).

O deputado Luiz Couto (PT-PB), que coordena a bancada do PT na comissão, adiantou que o partido vai obstruir a sessão, pois não concorda com o texto.

Tramitação
A análise da constitucionalidade na CCJ é o primeiro passo da tramitação da reforma na Câmara dos Deputados. Se o parecer de Alceu Moreira for aprovado, será criada uma comissão especial para analisar o mérito.

Como os trabalhos legislativos de 2016 terminam nesta semana, a comissão especial deverá ser instalada somente no próximo ano.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta