Trabalho, Previdência e Assistência

Palestra debaterá futuro da previdência social

10/11/2016 - 09:25  

 O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados promove hoje palestra com o tema “Impactos do envelhecimento na previdência e a necessidade de reformas”. O convidado é doutor em Ciência Política pelo Iuperj e pelo UCSA (Estados Unidos) Paulo Tafner.

O evento busca dar maior profundidade ao estudo “Brasil 2050 - os desafios de uma nação que envelhece”, que vem sendo realizado no Cedes com a relatoria da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e apoio da Consultoria Legislativa.

Paulo Tafner lançou o livro "Demografia - A Ameaça Invisível", que trata da previdência social brasileira. A obra é resultado de anos de reflexão acerca da questão previdenciária e apresenta uma proposta de reforma radical para quem ainda vai entrar no mercado de trabalho, com regras únicas para todos trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e militares.

Segundo Tafner, a reforma deve ser feita nesse momento para não transferir para as gerações futuras responsabilidades com as quais não poderão arcar. As projeções apontam que em 2050 chegaremos a 128 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 59 anos e uma população de idosos de 66,5 milhões. O número de idosos será 3,4 vezes maior do que era em 2010. E teremos 3,6 milhões com 90 anos e mais de 300 mil centenários.

A palestra será aberta ao público e ocorrerá no auditório Freitas Nobre, às 10h30.

Da Redação - AP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.