Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão rejeita políticas contra recessão entre objetivos do Sistema Nacional de Emprego

11/03/2016 - 14:49  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 5071/09, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP), que inclui entre os objetivos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) a formulação e a implementação de políticas públicas antirrecessão, voltadas para a expansão da oferta de emprego em nível nacional.

A proposta revoga o Decreto 76.403/75, que criou o Sine, e traz para a alçada de lei ordinária matérias que hoje são tratadas em decreto, tais como, composição, objetivos, prioridades e condições de funcionamento do sistema.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Vicentinho
Vicentinho: necessidade de alterar o Sine via projeto de lei comprometeria a celeridade do programa

O parecer do relator, deputado Vicentinho (PT-SP), foi pela rejeição da matéria. Ele argumentou que, conforme a Constituição, é competência privativa do Presidente da República “dispor, mediante decreto, sobre organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos”.

Para Vicentinho, caso fosse aprovado, o projeto traria como consequência “um prejuízo às ações do Sine, pois qualquer modificação na sua forma de atuação dependerá de aprovação de lei ordinária, comprometendo a celeridade que deve pautar muitas das iniciativas do programa”.

O relator também criticou dispositivo da proposta que prevê que o Sine, mediante conjunturas econômicas críticas, adotará medidas temporárias que desonerem o custo de contratação da mão de obra pelos agentes econômicos privados. Segundo o deputado, esse tipo de desoneração deve ser objeto, no mínimo, de lei ordinária e, caso o projeto seja aprovado, poderá ocorrer “por mero ato administrativo – uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego”.

Tramitação
A proposta, que tramita caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta