Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto de João Campos torna obrigatória contratação de seguro de vida a vaqueiro

07/03/2016 - 13:11  

Projeto em tramitação na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), regulamenta a profissão de vaqueiro e obriga os fazendeiros a contratarem seguro de vida e de acidente para estes profissionais.

De acordo com o texto (PL 580/15), os vaqueiros são responsáveis pelas seguintes atividades: tratar, manejar e conduzir animais como bovinos, bubalinos, equinos, muares, caprinos e ovinos; percorrer a propriedade fiscalizando as pastagens, as cercas e as fontes de água; prover consultoria técnica relacionada a questões de meio ambiente rural e organizar eventos associados aos animais.

Cabe ainda ao vaqueiro conduzir os animais de modo a garantir-lhes a boa saúde ao longo dos trajetos estabelecidos por ele próprio ou pelo contratante do seu serviço.

A proposta do deputado João Campos permite a aposentadoria do vaqueiro após comprovados 30 anos de contribuição, se homem, e 25 anos se mulher.

“A regulamentação da profissão de vaqueiro irá beneficiar milhares de trabalhadores que contribuem com o seu trabalho não só para o adequado funcionamento das atividades pecuárias, mas também, principalmente, para a manutenção das tradições culturais do sertão brasileiro”, disse o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 580/2015

Íntegra da proposta