Trabalho, Previdência e Assistência

Proposta autoriza contagem de tempo de serviço parlamentar

15/06/2006 - 18:43  

Reprodução/TV Câmara
dep. Eduardo Barbosa
Eduardo Barbosa: o projeto pretende corrigir uma lacuna na legislação que extinguiu o Instituto de Previdência dos Congressistas

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5251/05, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que autoriza ex-deputados federais e estaduais e ex-vereadores a contarem como tempo de serviço para fins de aposentadoria o período entre 1º de fevereiro de 1998 a 18 de setembro de 2004.

A única exigência é que o ex-parlamentar não tenha computado o referido tempo para efeito de aposentadoria por outro regime de previdência social.

Segundo o autor, o projeto pretende corrigir uma lacuna na legislação decorrente da Lei 9.506, de 1997, que extinguiu o Instituto de Previdência dos Congressistas e os realocou como segurados do Regime Geral de Previdência Social (Lei 8.212/91).

No entanto, em 2003, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a mudança, alegando que a Lei 9.506/97 criou nova figura de segurado obrigatório da previdência social, o que não poderia ter ocorrido. “Julgamos que o tempo de serviço do detentor de mandato eletivo no citado período deve ser contado para efeito de aposentadoria e de pensão, haja vista que a legislação vigente à época o impedia de efetuar o recolhimento de forma diferente daquela julgada inconstitucional pelo STF. Nesse caso, houve erro do administrador público, não podendo o segurado ser penalizado”, argumenta o autor.

Somente após a emenda Constitucional 20 e a edição da Lei 10.887, de 2004, os detentores de mandato eletivo puderam ser legalmente vistos como segurados obrigatórios da previdência social.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5251/2005

Íntegra da proposta