Trabalho, Previdência e Assistência

Piso salarial para psicólogos é aprovado em comissão

10/11/2015 - 10:27  

Arquivo/ Alexandra Martins
Flávia Morais
Dep. Flávia Morais: salário tem que ser digno para que profissional possa se concentrar em seus pacientes

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 1015/15) que estabelece piso salarial de R$ 3.600,00 para os psicólogos. O valor deverá ser reajustado anualmente pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor ( INPC) do ano anterior.

A proposta é de autoria do deputado Dr. Jorge Silva (Pros-ES), que explicou que a proposta atende aos psicólogos que atendem em empresas privadas.

A remuneração dos psicólogos que trabalham para União ou estados deve ser fixada em lei específica de iniciativa do presidente da República ou governadores.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia, Mariza Borges, comemorou a iniciativa que, segundo ela, valoriza o profissional. Ela denuncia que os salários estão muito baixos, principalmente nos serviços que atendem a população em geral, como os que são prestados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Mariza, esses atendimentos não são oferecidos apenas pelo Estado, mas também por entidades particulares que têm contratos com o poder público.

“Nós temos relatos e denúncias de casos de editais para contratação com valor de 700 reais mensais, principalmente no Norte e Nordeste", denunciou.

Salário digno
A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), afirmou que a categoria merece um salário que esteja de acordo com a complexidade do seu trabalho, que lida com a mente humana e com problemas comportamentais.

“Essa é uma profissão que merece um piso salarial condigno com a sua complexidade e importância, devendo, inclusive, ter reajustes periódicos planejados de modo a permitir que esse profissional possa se concentrar na melhora dos seus pacientes, além de ampliar seu conhecimento por meio de mais capacitação”, justificou a relatora.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição – Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta