Trabalho, Previdência e Assistência

Câmara instala comissão especial para discutir financiamento sindical

01/10/2015 - 22:04   •   Atualizado em 01/10/2015 - 22:19

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Reunião ordinária para Instalação da Comissão Especial; Eleição do Presidente e dos Vice-Presidentes
Ato de instalação teve a presença de deputados e representantes de centrais sindicais

A Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira (1º) uma comissão especial para tratar de financiamento sindical. Com o auditório Nereu Ramos lotado, além dos deputados da comissão, a reunião contou com a presença de representantes de oito centrais sindicais e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

O objetivo da comissão é elaborar um projeto de lei que resolva, em definitivo, a regulamentação das contribuições aos sindicatos. Atualmente, 22 propostas sobre o assunto tramitam na Casa.

Segundo o presidente da Central Geral de Trabalhadores do Brasil, Ubiraci Dantas de Oliveira, atualmente só o sócio do sindicato paga, mas toda a categoria recebe os benefícios. Ele disse que esse procedimento não é ideal.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, afirmou que a intenção da comissão é ampliar o debate sobre representação sindical e produzir legislação que facilite a vida dos trabalhadores. "É um momento importante para proteger, valorizar os sindicatos, debater com transparência”, afirmou.

Debate amplo
O presidente da comissão especial, deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), listou os desafios a ser enfrentados. "Nós precisamos enfrentar a questão da contribuição, a questão da transparência no movimento sindical, a questão da representatividade. É importante discutir tudo isso com o movimento sindical daqui pra frente."

A comissão especial sobre o financiamento sindical vai propor audiências públicas em alguns estados e convidar representantes do Ministério Público do Trabalho, da Justiça do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O deputado Bebeto (PSB-BA) é o relator do colegiado.

Reportagem – Ana Gabriela Braz
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.