Trabalho, Previdência e Assistência

Frente vai defender interesses de aposentados no Congresso

05/05/2015 - 10:12   •   Atualizado em 05/05/2015 - 12:56

Será relançada nesta tarde a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas do Brasil no Congresso Nacional. O grupo deve ser presidido pelo deputado Cleber Verde (PRB-MA), que também coordenou a frente em 2012.

“Vamos continuar nossa luta para fazer justiça a esses homens e mulheres, que tanto já contribuíram com o nosso País. Estou aqui no meu terceiro mandato e, lamentavelmente, não conseguimos avançar”, lamentou Cleber Verde.

No mês passado, em comissão geral sobre Previdência Social, o parlamentar reclamou que as aposentadorias têm sido reduzidas pela aplicação do fator previdenciário - fórmula usada para calcular a aposentadoria do contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que reduz os valores pagos. “As pessoas têm o benefício diminuído em 30% a 40% pelo fator previdenciário”, explicou na ocasião.

Verde quer que o Congresso e governo voltem a discutir o Projeto de Lei (PL) 3299/08, que acaba com o fator previdenciário; o PL 4434/08, sobre a recomposição dos prejuízos dos aposentados ao longo dos anos; os chamados Projetos da Desaposentação (PLs 2682/07 e 3884/08), que possibilitam ao segurado renunciar à aposentadoria para obter benefício mais vantajoso posteriormente; e a PEC 555/06, que acaba com a contribuição previdenciária dos servidores aposentados. Representantes dos aposentadores também pediram a aprovação dessas propostas.

A aprovação dessas propostas também é defendida por associações que representam aposentados.

O lançamento da frente será realizado no plenário 14, às 17 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.