Trabalho, Previdência e Assistência

Empregados querem manter Caixa 100% pública

25/02/2015 - 12:26  

Lucio Bernardo Jr. - Câmara dos Deputados
Dep. Erika Kokay (PT/DF), Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) realizam o Seminário:
Bancários vieram à Câmara buscar o apoio de parlamentares.

Empregados da Caixa Econômica Federal promoveram ato na Câmara, nesta quarta-feira, para defender que a empresa continue 100% pública. O evento deve se estender ao longo de todo o dia, com a participação de parlamentares, sindicalistas e representantes de movimentos sociais.

No final de 2014, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo pretende abrir o capital da Caixa, com a venda de parte das ações da empresa. A presidente também afirmou que o processo “vai demorar” e que não é prioridade.

O ato foi organizado pela Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), com o apoio de parlamentares, entre eles, Erika Kokay (PT-DF), servidora do banco há 30 anos.

“Nos últimos 12 anos, a Caixa cresceu, dobrou de tamanho. Hoje, aumentou mais de dez vezes o investimento em habitação. No nosso entendimento, isso é a demonstração acertada de que a empresa tem de continuar 100% pública”, afirmou Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae.

Atualmente, a União detém o controle de todo o capital da Caixa. O banco fechou as contas no ano passado como um dos três maiores do Brasil, com R$ 124 bilhões em financiamentos imobiliários – o equivalente a 20% do total no País –, além de atuar como agente de políticas públicas, operadora das loterias e financiadora de projetos de infraestrutura.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.