Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

16/06/2014 - 09h43

Projeto fixa piso salarial e jornada de trabalho para biólogos

TV CÂMARA
DEP DANRLEI
Danrlei lembra que outras classe profissionais também possuem piso salarial.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5755/13, que regulamenta a jornada, as condições de trabalho e o piso salarial dos biólogos. Pelo texto, de autoria do deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS), a duração da jornada de trabalho dos biólogos será de 30 horas semanais. No caso de regime de plantão, a jornada não poderá ultrapassar 12 horas. Além disso, a alimentação será fornecida gratuitamente aos profissionais de plantão.

A proposta também fixa o piso salarial da categoria em cinco salários mínimos (hoje o equivalente a R$ 3.620).

Danrlei acrescenta que embora possuam a profissão regulamentada desde 1979 (6.684/79), os biólogos não têm uma lei estabelecendo o piso salarial para a categoria. “A fixação de um piso é de suma importância para essa categoria que conta, em todo o País, com cerca de 80 mil profissionais registrados nos respectivos conselhos regionais”, acrescenta.

O projeto trata ainda do trabalho em condições insalubres ou de perigo, que passará a incluir: a atividade realizada em área de campo onde possa haver acidente com animais peçonhentos ou contato com plantas alergênicas.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Juliano Machado Pires
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Capanema | 15/11/2014 - 19h02
Acho o piso baixo. Engenheiros e químicos, por exemplo, tem piso de 7,5 salários! Outra questão é a insalubridade/periculosidade em campo. Deveria também ser estendida ao ambiente laboratorial!
Eduardo da Sé | 17/09/2014 - 00h24
Boa deputado! Piso JÁ! Abraços e boa eleição!
viviane | 15/09/2014 - 16h13
Como bióloga espero ansiosamente pela conclusão desse PL. Hoje nossa classe sofre com as discriminações salariais, como se não tivéssemos valor. Inclusive alguns concursos públicos como foi ano passado o da Floram-SC que diferenciou o salários entre biólogo e engenheiros: Biólogo p/ 30h = 960,00 Engenheiros p/ 30h = 2900,00 Esse absurdo tem que acabar... Dep. Danrlei obrigada por lutar por nossa classe!!!