Trabalho, Previdência e Assistência

Relações Exteriores aprova auxílio a dependente de militares mortos na Antártica

27/03/2014 - 16:20  

Gustavo Lima
Dep. Hugo Napoleão
Hugo Napoleão: proposta possui o grande mérito de valorizar os atos heroicos dos tenentes que morreram no incêndio.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na quarta-feira (26), proposta (PL 6645/13) do Executivo que concede auxílio e bolsa especial de educação aos dependentes dos militares da Marinha mortos no acidente na Estação Antártica Comandante Ferraz em fevereiro de 2012.

Localizada na Ilha do Rei George, na Baía do Almirantado, na Antártica, a estação de pesquisa foi quase toda destruída por um incêndio que começou na casa de máquinas. Os 2º-tenentes Carlos Alberto Vieira Figueredo e Roberto Lopes dos Santos morreram ao tentar conter o incêndio.

Para o relator, deputado Hugo Napoleão (PSD-PI), a proposição “possui o grande mérito de valorizar os atos heroicos” dos tenentes Carlos AIberto Vieira Figueredo e Roberto Lopes dos Santos.

“Sei que nenhum valor monetário pode compensar a dor e a perda sofrida pelas famílias, mas a iniciativa do Executivo simboliza o agradecimento do País às famílias desses militares”, afirma.

Auxílios
Pelo texto, o auxílio especial será de R$ 500 mil por militar, dividido em parcelas iguais entre os dependentes. O benefício será concedido junto com os demais que eles já recebem.

Já a bolsa especial de educação terá o valor de R$ 622. O auxílio será pago ao dependente que estuda. Para aluno do ensino fundamental e médio, será pago até os 18 anos. Para estudante do nível superior o pagamento se estende até os 24 anos.

Tramitação
Em regime de prioridade, o projeto segue para análise conclusiva das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6645/2013

Íntegra da proposta