Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão aprova que segurado escolha relação pessoal ou por convênio com INSS

Projeto aprovado permite que o segurado se relacione diretamente com o órgão previdenciário, mesmo que haja convênio da empresa, sindicato ou entidade de aposentados para representá-lo.

07/11/2013 - 18:16  

Reprodução Tv Câmara
Dep. Dr. Rosinha (PT-PR)
Dr. Rosinha, o relator, diz que projeto garante a liberdade de associação.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o Projeto de Lei 7214/10, que permite ao segurado da Previdência Social escolher se quer se relacionar diretamente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para tratar de documentação, laudos ou exames – ou se prefere que o trâmite seja feito por convênio firmado com a empresa, o sindicato ou entidade de aposentados.

A proposta aprovada é de autoria dos deputados Ricardo Berzoini (PT-SP), Pepe Vargas (PT-RS, atualmente licenciado), Jô Moraes (PCdoB-MG), Paulo Pereira da Silva (SDD-SP) e Roberto Santiago (PSD-SP).

A legislação atual (lei 8.213/91) permite que empresas, sindicatos ou associações de aposentados lidem com o INSS em nome dos seus funcionários ou associados. Os autores argumentam que, em alguns casos, o trabalhador é obrigado a somente requerer benefícios ou tratar de questões relativas a eles por meio do convênio, quando, muitas vezes, seria mais conveniente buscar seus direitos diretamente em uma Agência da Previdência Social. Por isso, querem garantir a opção ao segurado.

Livre associação
O relator, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), argumentou que, embora a lei não proíba que o cidadão trate diretamente de uma questão com o INSS, independentemente da existência de convênio, muitas agências da Previdência só consideram a possibilidade de relação intermediada pelas entidades.

O parlamentar explicou ainda que a relação com o INSS apenas por meio de convênio pode obrigar as pessoas a se associar à entidade conveniada, violando o direito constitucional da livre associação. Por isso, ele avaliou que o projeto torna a legislação atual mais transparente.

“A proposta vai garantir o pleno acesso do cidadão ao instituto de previdência social, sem a obrigatoriedade de intermediação”, justificou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Dourivan Lima

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta