Trabalho, Previdência e Assistência

Proposta que regulamenta profissão de cuidador de idoso é tema de audiência

08/10/2013 - 13:02  

A Comissão de Seguridade Social e Família promove audiência pública hoje, às 14h30, para discutir o projeto que regulamenta a profissão de cuidador de idoso (PL 4702/12, do Senado).

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) ressalta que, segundo dados do Ministério do Trabalho, já existem cerca de 10 mil profissionais identificados como cuidadores de idosos na carteira de trabalho. No entanto, estimativa da Associação de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais aponta que o número total deve chegar a 200 mil.

“Se pensarmos nas pessoas que praticam essa ocupação informalmente, não só cuidadores de idosos, mas também de portadores de deficiência física e doença mental, podemos imaginar um número muito superior”, acrescenta Benedita, uma das autoras do pedido de audiência pública.

“A profissão de cuidador envolve uma grande diversidade de atos e práticas que necessitam ser muito bem definidas, não só para uma correta atuação do profissional, mas principalmente para o bem estar da pessoa que está sendo atendida”, reforça a parlamentar.

Foram convidados para o debate:
- a coordenadora-geral dos Direitos do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Neusa Pivato Muller;
- o professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz, Daniel Groisman;
- o presidente da Associação de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais, Jorge Roberto de Souza e Silva;
- o diretor de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, Mário Jorge dos Santos Filho; e
- a coordenadora-geral da Negociação e Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Miraci Mendes Astun.

A audiência será realizada no Plenário 9.

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta