Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão aprova piso salarial para radialistas estipulado em acordo coletivo

05/07/2013 - 17:43  

Arquivo/ Beto Oliveira
Alex Canziani
Canziani: não se pode dar o mesmo tratamento a TVs e rádios comerciais, comunitárias e educativas.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que assegura aos radialistas piso salarial anual, estipulado em convenção ou acordo coletivo de trabalho. O colegiado aprovou o substitutivo do relator, deputado Alex Canziani (PTB-PR), que tornou mais genéricas as normas estabelecidas pelo Projeto de Lei 3982/12, do deputado Andre Moura (PSC-SE).

O projeto original estabelece piso nacional de R$ 2,4 mil para os radialistas com jornada de 30 horas. Canziani, no entanto, avalia que esse valor não leva em conta as diferenças regionais e quer impor a cidades de pequeno e médio porte o custo de metrópoles. “Não é plausível fixar piso salarial único e de valor apreciável para o segmento da radiodifusão em todo o País, sob pena de comprometer e inviabilizar a esmagadora maioria das emissoras”, argumenta.

O deputado ressalta ainda que não se pode dar o mesmo tratamento a emissoras de rádio e de televisão de diferentes finalidades, como as comerciais, comunitárias, educativas, entre outras.

O texto aprovado é baseado em uma emenda apresentada pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), que se restringe a incluir o direito ao piso (não necessariamente nacional) na lei de regulamentação da profissão de radialista (Lei 6.615/78).

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3982/2012

Íntegra da proposta