Trabalho, Previdência e Assistência

CCJ aprova mudança do Senado em projeto sobre harmonia no trabalho

Proposta seguirá para o Plenário da Câmara.

24/06/2013 - 18:22  

Arquivo/Reinaldo Ferrigno
Eduardo Cunha
Eduardo Cunha: texto está de acordo com os princípios do direito do trabalho.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (18) emenda do Senado à proposta (PL 2822/03) que estabelece o dever de as partes agirem “com boa-fé” e zelarem por manter um ambiente de “cooperação e harmonia” nas relações de trabalho. O texto do Senado substitui a expressão “ambiente de cooperação e harmonia” por “ambiente de cooperação mútua”.

O argumento do Senado é que a expressão “harmonia” pode vir a ser interpretada erroneamente, dando a entender que é dever do empregado assegurar um ambiente harmônico, "quando interesses opostos alimentam um conflito natural, intrínseco ao mundo do capital e do trabalho".

Para o relator, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o projeto, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), não afronta os direitos mínimos concedidos aos trabalhadores na Constituição. Além disso, argumenta que o texto “se conforma ao ordenamento jurídico brasileiro e obedece aos princípios do direito do trabalho, que visam, em última análise, à proteção do trabalhador”.

Tramitação
A proposta será votada no Plenário. Anteriormente, a modificação feita pelo Senado foi rejeitada pela Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2822/2003

Íntegra da proposta