Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão aprova aumento de percentual de mulheres na PM do DF para 30%

04/07/2012 - 13:22  

Arquivo/ Beto Oliveira
Jaqueline Roriz
Jaqueline Roriz: população será beneficiada.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 3408/12, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que aumenta de 10% para 30% o percentual de mulheres entre os policiais militares do Distrito Federal.

A autora afirma que hoje as mulheres sofrem uma flagrante discriminação e concorrem em condições desiguais para o acesso aos quadros da Polícia Militar do Distrito Federal.

A relatora, deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), afirmou: "No caso dos órgãos militares de segurança pública, a promoção de igualdade de oportunidades profissionais é mais do que um dever constitucional. Sob a ótica da eficácia operacional, a inexistência de distinções injustas, baseadas em critérios de gênero, coopera para o fortalecimento do espírito de corpo e para a manutenção de um ambiente saudável de camaradagem, condições importantes para que a capacidade de ação das unidades policiais militares sejam potencializadas, em benefício da população do Distrito Federal".

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta