Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto regulamenta profissão de cinegrafista

16/03/2012 - 13:41  

Luiz Cruvinel
Laercio Oliveira
Laercio Oliveira: regulamentação reduzirá informalidade no setor.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3242/12, do deputado Laercio Oliveira (PR-SE), que regulamenta a profissão de cinegrafista. Pelo texto, a atividade somente será exercida por profissional que tenha diploma de conclusão de curso profissionalizante de operação de câmeras de vídeo e registro profissional na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, entre outras exigências.

De acordo com a proposta, os cinegrafistas poderão constituir entidades nacionais, estaduais ou municipais que os representem; e terão direito a piso remuneratório ajustado entre os sindicatos da categoria.

Com a aprovação do projeto, argumenta o autor, a informalidade será combatida e os direitos desses profissionais serão respeitados. “Com a entrada em vigor da presente norma, diversos profissionais terão amparo normativo no exercício de suas atividades”, afirma.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Oscar Telles
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3242/2012

Íntegra da proposta