Trabalho, Previdência e Assistência

Papiloscopista poderá passar a ser chamado de perito papiloscopista

24/01/2012 - 18:12  

Arquivo - Leonardo Prado
Luciano Castro
Luciano Castro busca valorizar o profissional da área.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2754/11, do deputado Luciano Castro (PR-RR), que altera a designação do papiloscopista policial, responsável pela análise das impressões digitais nas investigações. O texto define que esse profissional deverá ser chamado de perito papiloscopista.

A proposta também estabelece como requisito para compor a categoria que o profissional tenha diploma de ensino superior.

Luciano Castro afirma que a proposta busca atualizar o nome do cargo, de acordo com o que já tem sido aplicado em instituições policiais de alguns estados, além de valorizar o profissional da área. “A nomenclatura, além de realçar a importância daqueles que realizam perícias nessa especialidade, atribuindo-lhes um status pessoal e funcional mais significativo, rearticula institucionalmente esse segmento de crucial importância no terreno das perícias policiais”, argumenta.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2754/2011

Íntegra da proposta