Trabalho, Previdência e Assistência

Seguridade Social aprova seguro-desemprego para catadores de mariscos

01/12/2011 - 17:58  

Gustavo Lima
Nilda Gondim
Nilda Gondim apresentou parecer pela aprovação da proposta.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (30) proposta que estende o seguro-desemprego aos catadores de mariscos em geral. De acordo com a relatora, deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), o Ministério do Trabalho já concede o benefício à categoria, mas “é importante que essa garantia conste em lei para manter a regularidade na oferta do benefício”.

O texto aprovado foi o substitutivo da relatora ao Projeto de Lei 4129/08, da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA). No texto original, garante-se o seguro-desemprego apenas para catadores de siris e guaiamuns.
Para Nilda Gondim, a restrição poderia gerar retrocesso. Segundo ressalta, o Ministério do Trabalho concede o pagamento aos catadores em geral, desde que ocorra a decretação oficial, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do período de defeso.

Tramitação

Em caráter conclusivo, o projeto já havia passado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural . Agora a proposta segue para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta