Trabalho, Previdência e Assistência

Gerente de siderúrgica contesta denúncia de risco à saúde no Rio de Janeiro

04/10/2011 - 16:51  

O gerente de comunicação da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), Flávio Chantre, explicou na audiência pública sobre os impactos da usina na saúde dos trabalhadores que a empresa instalou, em 2009, três estações de monitoramento de qualidade do ar, conectadas ao Instituto Nacional de Meio Ambiente (Inea), que podem avaliar o funcionamento da empresa. Segundo ele, de lá para cá, os limites legais de quantidade de partículas de metais jogados no ar não foram atingidos.

Ainda de acordo com Chantre, o material lançado é inerte e, por isto, não é inalável, de forma que não poderia causar danos à saúde das pessoas. Mesmo assim, esses lançamentos de partículas metálicas no ar só ocorreram por duas vezes em 2010 e depois disto não voltaram a se feitos.

Chantre afirmou que representantes da CSA tiveram reunião com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e foram informados de que não há nenhum estudo oficial sobre a CSA lançado pela fundação. Os estudos ainda estariam em curso, não podendo, assim, ser divulgados.

Auditoria interna
O gerente disse ainda que a própria CSA contratou o professor René Mendes, da Universidade de São Paulo (USP) e consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para analisar as denúncias contra a empresa. "Ele constatou que não há danos à saúde porque se trata de material inerte", afirmou o gerente de comunicação da CSA. Além disso, há uma auditoria operacional em curso na empresa porque "ninguém mais do que a CSA está interessada em esclarecer as denúncias", afirmou.

A empresa ainda opera com uma licença provisória. A licença permanente do governo ainda está para sair.

A audiência pública terminou há pouco, após os representantes da CSA convidarem os integrantes da subcomissão para conhecer pessoalmente a usina. O relator do tema na subcomissão, deputado Dr. Aluízio (PV-RJ), informou à Agência Câmara que, provavelmente, a visita ocorrerá em breve.

Reportagem – Mariana Monteiro
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.