Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto prevê auxílio-alimentação para médicos residentes

29/09/2010 - 11:07  

Arquivo - Laycer Tomaz
Vilson Covatti quer garantir direitos trabalhistas de médicos residentes.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7328/10, do deputado Vilson Covatti (PP-RS), que obriga as instituições responsáveis por programas de residência médica a pagarem auxílio-alimentação e auxílio-moradia aos residentes, caso já não ofereçam refeição e local para morar a esses profissionais.

Pela proposta, o benefício para a alimentação será de 10% do valor da bolsa recebida pelo residente - que é hoje de R$ 1.916,45 por 60 horas de trabalho - e o auxílio-moradia deverá ser equivalente a 30% da bolsa.

O texto altera a Lei 6.932/81, que especifica as atividades do médico residente. A norma atual já determina que os programas de residência médica ofereçam aos residentes alimentação e moradia. "Mas muitos desses programas não proporcionam boas condições de moradia ou de refeição aos profissionais. A proposta busca garantir o cumprimento desses direitos", justifica o autor.

Tramitação
O projeto, que tramita em conjunto com o PL 6146/09, será analisado, em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Rachel Librelon
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7328/2010

Íntegra da proposta