Segurança

CCJ aprova inclusão de primeiros socorros na formação de PMs

A proposta segue para análise do Senado, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara

02/04/2019 - 15:43  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Instalação dos trabalhos da 1ª Sessão Legislativa da 56ª Legislatura e eleição do presidente e vice-presidentes da comissão. Dep. Pompeo de Mattos (PDT - RS)
Pompeo de Mattos, relator: policial vai desempenhar com muito mais zelo e capacidade o seu papel

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta terça-feira (02), o Projeto de Lei 8248/14, que inclui o ensino de primeiros socorros na grade curricular do curso de formação de soldados da Polícia Militar (PM).

O relator, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), apresentou parecer pela constitucionalidade do texto. Ele defendeu a importância da proposta: “pode significar a diferença entre vida e morte. Um policial que está ali, pelo respeito que tem e pela informação que terá com base nesse currículo, vai desempenhar com muito mais zelo e capacidade o seu papel.”

Segundo a autora do projeto, a deputada Flávia Morais (PDT-GO), o objetivo é dar maior agilidade ao atendimento às vítimas de acidentes, pois, na maioria dos casos, o policial militar é o primeiro agente a chegar ao local. “Embora esse atendimento seja de competência dos corpos de bombeiros e dos serviços de pronto-socorro, os PMs, que já estão nas ruas no momento do acidente, podem ajudar”, disse.

Ouça essa matéria na Rádio Câmara

O texto aprovado acolheu modificação da Comissão de Segurança Pública para deixar claro que o trabalho dos policiais militares não substitui o atendimento obrigatório feito pelos bombeiros.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, segue para a análise do Senado, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário.

Reportagem - Paula Bittar
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta