Segurança

Proteção Física de Material Nuclear será discutida em comissão nesta manhã

06/11/2018 - 09:32  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta manhã para debater questões relacionadas à Convenção sobre Proteção Física do Material Nuclear. O encontro atende a requerimento do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que é relator de Emenda à Convenção Nuclear, endossada pelo Brasil em 2005 e encaminhada ao Congresso Nacional apenas em 2016.

Chinaglia explica que, ao estudar o texto surgiram dúvidas e questionamentos. “Considerando o contexto das relações internacionais, haveria possibilidade de algum tipo de incidente, ou de sabotagem, ou de nova falha na segurança? Poderíamos, em 2018, ter um outro incidente, como o do Césio 137, ocorrido em Goiânia, há 31 anos?”.

Com o debate, o parlamentar busca informações sobre o atual estágio de implementação no País da Convenção sobre a Proteção do Material Nuclear. “Também é preciso avaliar o caminho para que se cumpram os novos dispositivos preconizados na Emenda à convenção”, afirma.

Foram convidados para discutir o assunto representantes do Ministério da Defesa; do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Eletrobras/Eletronuclear; e da Associação dos Fiscais de Radioproteção e Segurança Nuclear (AFEN).

Confira a lista completa de convidados

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 3.

Assista ao vivo

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.