Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

10/10/2018 - 09h56

Proposta aumenta pena para roubo cometido com arma branca

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que aumenta a pena para o crime de roubo praticado com emprego de armas brancas, como facas e punhais (PL 10541/18).

A pena prevista no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) para o crime de roubo é de 4 a 10 anos e, caso a proposta seja aprovada, poderá ser acrescida de um terço até metade no caso de uso de armas.

O projeto foi apresentado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e já foi aprovado naquela Casa legislativa.

Em abril deste ano, foi sancionada a Lei 13.654/18, que acabou com o agravamento da pena para roubos cometidos com “armas brancas”, mantendo-o apenas para os casos praticados com armas de fogo.

O PL resgata o texto original do Código Penal, sob a justificativa de que a mudança na lei foi bastante criticada por juízes e membros do Ministério Público.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Andre Sarmanho | 10/10/2018 - 11h44
Excelente proposta,deve ser aprovada,pois lugar de marginal é na cadeia e não no meio social e mais,deve-se acrescentar a proibição expressa de concessão de benefícios "Praeter legem = além da lei; fora da lei; contra a lei" por juízes e tribunais,pois juízes e turmas de tribunais estão verdadeiramente legislando sem terem sido eleitos para isso e sem submeter suas decisões às duas Casas Legislativas competentes para legislar:Câmara Federal e Senado Federal,além de contrariarem a competência exclusiva de União para legislar sobre matéria penal,isso por meio de JURISPRUDÊNCIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!