Segurança

Comissão Externa do caso Marielle Franco tem encontro hoje

Grupo vai analisar requerimento que pede o deslocamento de competência da investigação para a esfera federal

04/09/2018 - 08:25  

 A Comissão Externa que investiga o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes se reúne hoje para discutir o encontro do grupo com o Ministério Público do Rio de Janeiro e delegados da Polícia Civil fluminense ocorrido em agosto.

Cleia Viana/Câmara dos deputados
Reunião deliberativa
Em agosto a Comissão Externa esteve com o Ministério Público e delegados da Polícia Civil fluminense. Terça-feira os deputados irão avaliar o encontro

O presidente do colegiado, deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), contou detalhes da reunião com o Ministério Público e a Polícia Civil.

"O delegado garantiu que a Polícia Civil vai chegar à resposta. Garantiu que as 20 pessoas envolvidas não vazaram informações à imprensa, esses vazamentos aconteceram por pessoas não envolvidas nas investigações e são vazamentos irresponsáveis. Tratou como especulação qualquer investigação adotada, nenhuma foi descartada, algumas foram exauridas, mas nenhuma foi descartada", disse Wyllys.

A comissão externa também vai deliberar sobre o requerimento da deputada Maria do Rosário (PT-RS) para que a Procuradoria-Geral da República solicite ao Superior Tribunal de Justiça o Incidente de Deslocamento de Competência do inquérito.

O Incidente de Deslocamento de Competência foi incorporado à Constituição Federal com o objetivo de assegurar o cumprimento dos tratados internacionais de direitos humanos e não permitir a impunidade de graves violações de direitos. Por meio dele ocorre o deslocamento de competência de investigação do estado para a esfera federal.

Hora e local
A reunião será realizado às 11 horas, no plenário 10.

Assista ao vivo

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.