Segurança

Licenciamento e fiscalização de submarino nuclear poderão ficar com a Marinha

28/08/2018 - 16:30  

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 10771/18, do Executivo, que define a Marinha como responsável pelo licenciamento e fiscalização de meios de transporte navais, plantas nucleares para propulsão e transporte de combustível nuclear.

Desde 1979, a Marinha vem desenvolvendo seu programa nuclear para construir uma planta de geração de energia elétrica, com reator nuclear para propulsão de submarinos.

A proposta altera a Lei 6.189/74, que criou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Atualmente cabe à CNEN as normas de segurança sobre o uso de radiações ionizantes e materiais nucleares, de energia nuclear e suas aplicações. O órgão também é o responsável pela fiscalização da área.

Na justificativa à proposta, os ministros da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, defendem a necessidade de a responsabilidade ficar com a Marinha.

Segundo os ministros, o fato de o submarino nuclear conjugar a realidade de um reator nuclear em um meio de transporte demanda uma abordagem integrada de segurança. “A análise não pode se resumir à segurança do reator, assim como a segurança deste não pode desconsiderar a integridade do meio naval”, afirma o documento.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Minas e Energia; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será apreciado pelo Plenário. O PL 10771/18 tramita em regime de pioridade.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 10771/2018

Íntegra da proposta