Segurança

Câmara celebra Dia do Bombeiro Militar

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta segunda-feira (9)

09/07/2018 - 17:46  

Em homenagem ao dia do bombeiro militar, comemorado no último dia 2 de julho, a Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (9), sessão solene requerida pelos deputados Izalci Lucas (PSDB-DF), Alberto Fraga (DEM-DF) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Bombeiro Militar
Bombeiros são instituição mais confiável segundo pesquisa nacional realizada pelo Ibope

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou a forte presença dos bombeiros militares na vida dos cidadãos. “Eles atuam intensamente, realizando os primeiros socorros em acidentes de trânsito, afogamentos, tentativas de homicídio ou suicídio, fazendo parto de mulheres que não conseguem chegar a tempo no hospital. Além disso, resgatam animais domésticos e silvestres nas mais variadas situações”, exemplificou.

O deputado Izalci Lucas também reforçou que a atuação dos bombeiros não se limita ao combate ao fogo. “Nossos bombeiros são preparados para salvar vidas e proteger o patrimônio público e privado. É deles também a responsabilidade de fiscalizar prédios públicos e privados para prevenir tragédias e garantir segurança aos cidadãos e cidadãs que ocupam e circulam por esses lugares”, lembrou

A deputada Érika Kokay (PT-DF) expressou, em nome de seu partido, o reconhecimento pela função que os bombeiros desenvolvem. “Estamos aqui em sinal de eterna gratidão para que os bombeiros continuem exercendo o resgate e defesa da vida, mas, fundamentalmente, para que nós tenhamos o respeito de todos os governantes para com estes profissionais”, pediu.

A deputada exaltou a humanidade do trabalho do corpo de bombeiros. “Talvez não tenhamos uma profissão ou profissionais que lidam de forma tão igual com todas as pessoas. Quando um bombeiro vai atender alguém, ele não olha a cor da pele, ele não olha se a pessoa tem ou não qualquer tipo de característica que considere e reafirme a nossa diversidade. Ele atende. Só vê o ser humano”, finalizou.

Surgimento
Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiros no Brasil surgiram em 2 de julho de 1856, quando o imperador Dom Pedro II assinou um decreto que instituiu a corporação com o objetivo de diminuir os incêndios no país. Por isso, a alusão aos bombeiros remete sempre ao combate heroico de incêndios e outras catástrofes.

No entanto, segundo Rodrigo Maia, o maior contingente de vidas salvas por esses profissionais está no trabalho que eles realizam cotidianamente, “sem alarde, prevenindo situações trágicas, evitáveis graças à adoção de medidas simples de segurança”.

Prestígio
Durante a solenidade, Maia também lembrou do prestígio social que os bombeiros carregam. “Ano após ano, desde 2009, a sociedade brasileira aponta o corpo de bombeiros militares como a instituição mais confiável do país em pesquisa nacional realizada pelo Ibope”, disse.

Reportagem – Larissa Galli
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.