Segurança

Comissão ouve ministro da Defesa sobre prioridades da pasta, controle de fronteiras e negociações com a Boeing

04/07/2018 - 09:20  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional recebe hoje o ministro da Defesa, General Joaquim Silva e Luna, que apresentará as prioridades da defesa nacional para o ano em curso e as perspectivas de atuação do Ministério para os anos seguintes.

O ministro também deverá fazer esclarecimento sobre situação das tratativas comerciais entre a Embraer e a empresa norte-americana Boeing e os possíveis impactos à soberania nacional caso seja firmado o acordo. Além disso, será apresentado o atual panorama das ações de proteção das fronteiras brasileiras, especialmente de combate ao tráfico internacional de drogas e armas.

A reunião será realizada a pedido de diversos parlamentares do colegiado. O deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) destaca que as Forças Armadas têm sofrido cortes significativos em seus orçamentos. “Há uma demanda enorme por recursos para os Projetos Estratégicos que estão sendo desenvolvidos pelas Forças, a partir de um diagnóstico acerca das ameaças e riscos que se apresentam para o Brasil”, afirma.

Já o deputado Rubens Bueno (PPS-PR) destaca que o Brasil possui 15.719 km de fronteira terrestre com os países vizinhos, constituindo a principal porta de entrada de drogas e armas para o crime organizado. “Os investimentos de vigilância nas fronteiras não condizem com as necessidades”, pondera.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) espera que o ministro traga mais informações sobre as tratativas entre Embaer e a norte-americana Boeing. “Segundo informações veiculadas na imprensa, a empresa Boeing apresentou ao governo de Michel Temer uma proposta de contrato que prevê que a gigante americana de aviação Boeing controlaria de 80% a 90% de uma nova empresa que receberia toda a área de aviação comercial da Embraer, tanto de jatos regionais quanto executivos”, diz.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 3.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.