Segurança

Câmara homenageia pioneiros da aviação de segurança pública do Distrito Federal e do Brasil

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta segunda-feira (25)

25/06/2018 - 18:11  

Em homenagem aos pioneiros da aviação de segurança pública do Distrito Federal e do Brasil, a Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (25), sessão solene requerida pelo deputado Izalci Lucas (PSDB-DF).

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ressaltou que a aviação de segurança pública tem uma destacada atuação na proteção do patrimônio, no combate ao crime organizado, no monitoramento de incêndios e no salvamento de vidas.

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Homenagem aos pioneiros da aviação de segurança pública do Distrito Federal e do Brasil
Pioneiros da aviação de segurança pública foram homenageados

Segundo ele, a utilização de aeronaves na atividade da polícia vem experimentando constante expansão, “principalmente a partir das iniciativas federais de incentivar o seu desenvolvimento. Afinal de contas, há muitas situações em que somente as aeronaves podem acorrer com a rapidez necessária; outras em que somente elas podem fornecer aos policiais todas as informações essenciais a uma determinada ação”.

Na ocasião, o deputado Izalci Lucas expressou sua homenagem e gratidão aos profissionais do ar. “A aviação de segurança pública das forças do Distrito Federal e do Brasil merece toda a nossa reverência pelo trabalho de excelência que desempenha hoje, bem como aqueles pioneiros que acreditaram e lutaram pela construção e manutenção dessa tão importante força”, disse.

Testemunho
Durante a solenidade, Paulo Roberto da Silva, assessor parlamentar do gabinete do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), representou as vítimas já socorridas por uma equipe de helicóptero. Há oito anos, ele sofreu um acidente com queda de nove metros de altura, com fratura exposta na perna esquerda e explosão do osso do calcâneo do pé direito.

Em seu depoimento, ele agradeceu à equipe que o resgatou e os comparou com anjos da guarda. “Os meus heróis, como os anjos, voam de verdade em helicóptero na cor branca e vermelha, usam macacões laranja, têm no peito um brevê. Eles atuam 24 horas por dia, de domingo a domingo, em qualquer tipo de terreno, clima ou situação e atendem pelo número 193”.

Histórico
A primeira força pública de aviação no Brasil foi criada ainda no início do século 20, em São Paulo. Na mesma época, em 1913, surgiu também a primeira escola de aviação, instalada no campo de Guapira (SP).

Na década de 1970, o estado do Rio de Janeiro foi o primeiro do Brasil a contar com uma unidade equipada com helicópteros para desempenhar missões de segurança pública.

A partir de então, outros estados foram também criando suas forças. No Distrito Federal, em agosto de 1986, foi criada a Sessão de Helicópteros (Sechel), que dá apoio a todo o sistema de segurança pública, incluindo ações de combate a incêndios, de investigação e inteligência, de busca, salvamento e resgate, dentre outras.

Reportagem – Larissa Galli
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.