Segurança

Comissão que apura chacina de trabalhadores no Pará adia votação de relatório

20/03/2018 - 11:18  

A comissão externa que apura a chacina de trabalhadores rurais no Pará ocorrida no ano passado adiou para amanhã a votação do relatório final da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) prevista inicialmente para hoje. A análise do texto já havia sido adiada na semana passada.

A comissão foi criada em junho do ano passado pela Câmara dos Deputados para acompanhar as investigações sobre a chacina que aconteceu em maio no município de Pau D’arco, no sudeste do Pará, na qual dez trabalhadores rurais foram mortos.

Os policiais haviam ido até a Fazenda Santa Lúcia cumprir mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento na morte de um segurança. Na versão dos policiais, os assentados reagiram com armas. Na versão dos trabalhadores, os policiais chegaram à fazenda atirando.

O laudo da perícia apontou agressões repetidas e execução sumária; uso de armamento clandestino por parte dos policiais; adulteração do local e pressão sobre autoridades policiais para a condução das execuções. Além disso, os corpos dos agricultores foram retirados do local do crime antes que a perícia fosse feita.

O relatório da comissão recomenda o encerramento dos trabalhos. Elcione Barbalho, que também é coordenadora da comissão externa, argumenta que as investigações estão sendo feitas com seriedade e empenho.

Na quarta-feira (21), a reunião será realizada a partir das 14 horas, no plenário 16.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.