Segurança

Proposta muda denominação de segurança de metrô para agente de policiamento

01/12/2017 - 19:01  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Deputados A - C - Carlos Zarattini
Deputado Carlos Zaratini, autor do projeto, acredita que a proposta vai dar mais segurança aos usuários e agentes públicos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6369/16, do deputado Carlos Zaratini (PT-SP), que troca a denominação do Agente de Segurança Metroviário para Agente de Policiamento Metroviário.

O agente será o responsável por coibir ações e comportamentos que causem danos à coletividade nas áreas do metrô, o chamado poder de polícia administrativa.

Pela proposta, para exercer a função o agente precisará ter nível médio e curso técnico em segurança metroviária.

A proposta inclui as mudanças na Lei 6.149/74, que trata da segurança do transporte metroviário.

Segundo Zaratini, a proposta contempla anseios dos empregados da área de segurança dos Metrôs, que “lutam por condições de trabalho dignas e compatíveis” com suas funções. “A busca por políticas voltadas para a segurança metroviária deve ser objetivo constante da Administração Pública para dar segurança aos usuários e aos agentes públicos”, disse.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6369/2016

Íntegra da proposta