Segurança

Deputados pedem reenvio de projeto de lei orgânica da Polícia Federal

23/11/2017 - 18:37  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Policial Federal
Câmara realizou sessão solene em homenagem aos policiais federais

Os deputados Alberto Fraga (DEM-DF) e Delegado Francischini (SD-PR) defenderam a aprovação de uma lei orgânica para a Polícia Federal, durante sessão solene em homenagem à instituição, realizada nesta quinta-feira (23) na Câmara dos Deputados.

A mesma reivindicação foi apresentada pelo vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Flávio Werneck.

O projeto que estabelecia a Lei Orgânica da Polícia Federal (PL 6493/09, do Poder Executivo) foi retirado pelo presidente da República em novembro de 2015, por estar desatualizado, segundo justificativa encaminhada à Câmara. O projeto estabelecia o organograma, as carreiras e as atribuições da Polícia Federal e assegurava a sua autonomia investigativa.

Os deputados pediram o reenvio do projeto ao Congresso, para discussão e votação.

“A Polícia Federal é uma das instituições de maior credibilidade no País. Para a melhoria desse trabalho, precisamos de mudanças na legislação e da votação da lei orgânica”, afirmou Francischini.

“A maior homenagem que podemos fazer é pedir a votação da lei orgânica. É nossa obrigação. Através dela, vamos conseguir alcançar outros objetivos”, acrescentou Alberto Fraga.

Combate à corrupção
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, destacou o trabalho de combate à corrupção. “Neste momento, podemos ver a união do País em busca de soluções”, disse.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a importância dos policiais federais. “Todos sabemos o quanto a Polícia Federal representa para o Brasil. Só no ano passado, eles realizaram mais de 550 operações de combate à corrupção e ao crime organizado. São profissionais qualificados e treinados para as suas funções que merecem a nossa homenagem”, afirmou. Maia participou de uma parte da sessão, mas seu discurso já havia sido lido.

A sessão solene homenageou o Dia do Policial Federal, comemorado em 16 de novembro, atendendo requerimento do deputado Aluisio Mendes (Pode-MA).

Reportagem – Carolina Rabelo
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.