Segurança

Projeto dá prioridade para redução de homicídios no uso do fundo de segurança pública

16/10/2017 - 17:55  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7214/17, do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE), que cria estratégia emergencial de redução de homicídios.

Vinícius Loures/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Moses Rodrigues ( PMDB - CE)
Moses Rodrigues, autor do projeto

A proposta que altera a lei do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP - Lei 10.201/01), criado para apoiar projetos de segurança pública de estados e municípios, estabelecendo que terão preferência, entre os entes que se credenciarem, aqueles com maior taxa de homicídios no ano anterior.

Hoje a lei determina que os projetos habilitados a receber recursos do FNSP não poderão ter prazo superior a dois anos. O projeto fixa exceção para os projetos de entes federados que forem bem-sucedidos em reduzir a taxa de homicídios e aumentar a taxa de resolução de eventos fatais. Nesse caso, o recebimento de recursos poderá ser renovado por igual período. 

Pela proposta, os gastos anuais com projetos com esse fim poderão atingir até 10% dos recursos do FNSP para os estados e 10% para os municípios.

Rodrigues cita dados do “Mapa da Violência” e do “Anuário Brasileiro de Segurança Pública”, segundo os quais houve no Brasil mais de 64 mil homicídios em 2012, com uma taxa de 32,4 mortes por 100 mil habitantes, o que coloca o país em 11º lugar dentre os países mais violentos. “Deles consta, também que no Brasil estão 21 das 50 cidades mais violentas do mundo, entre elas várias capitais dos estados”, afirmou o deputado.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Reportagem - Lara Haje
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta