Segurança

Restrição à saída temporária de presos divide opiniões em Plenário

09/11/2017 - 16:12  

Assista ao vivo

O líder do PT, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), criticou a proposta (PL 3468/12) que dificulta acesso à saída temporária dos presos, os chamados “saidões”.

O relatório do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) aumenta a pena mínima a ser cumprida para ter acesso ao benefício, especialmente para os condenados por crimes hediondos e tráfico de drogas. A proposta original pretendia acabar de vez com o as saídas.

“Não prevaleceu a vontade dos que queriam pura e simplesmente proibir o “saidão”, mas definimos quais crimes devem ter mais rigor no acesso a esse benefício”, disse Almeida.  Para Zarattini, no entanto, a proposta não terá benefícios. “Vai levar ao aumento da tensão nos presídios, ao aumento de crimes dentro dos presídios”, afirmou.

Já o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) defendeu a proposta. Ele disse que o acordo permitiu a manutenção das saídas temporárias, contra a vontade de deputados ligados à segurança pública. “Estamos permitindo que um marginal ainda possa sair da cadeia”, afirmou.

Para o deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), o problema da segurança pública é a impunidade. “Não é o 'saidão', é a falta do 'entradão', ou seja, punir os criminosos”, disse.

Mais informações a seguir

Assista também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no Youtube

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3468/2012

Íntegra da proposta