Segurança

Comissão que analisa plano para reduzir homicídio de jovens faz novo debate hoje

07/11/2017 - 08:33  

A comissão especial que analisa proposta que cria o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens (PL 2438/15) realiza nova audiência pública nesta tarde.

De acordo com o projeto, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres, que funcionou na Câmara em 2015, o plano terá duração de 10 anos e buscará reduzir o índice de homicídios e aumentar a elucidação de crimes contra vida.

Na semana passada, a comissão ouviu o professor Mário Theodoro, relator da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e Entorno. "As estatísticas mostram que a cada 25 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil”, disse aos parlamentares acrescentando que a raiz do problema é o racismo, o preconceito e a discriminação.

A realização do novo debate foi sugerida pelo presidente do colegiado, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Segundo Lopes, para criar uma pactuação federativa para enfrentar “esta que é uma guerra não declarada contra a população brasileira jovem e em especial negra” é preciso ouvir a visão de juristas renomados e de educadores.

Assim, foram convidados para discutir o assunto:
- a representante do Instituto Igarapé Michele Gonçalves dos Ramos;
- o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Rangel;
- o procurador do Rio Grande do Sul Jorge Terra;
- o ex-secretário da Justiça e Cidadania de São Paulo Hédio Silva Júnior; e
- o assessor de políticas públicas da organização não governamental Educafro, Samuel Emílio Santos de Melo. A Educafro oferece a jovens negros ou pobres cursinho preparatório para o vestibular.

A audiência será realizada no plenário 11 a partir das 14h30, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2438/2015

Íntegra da proposta